Uma pergunta frequente é sobre investimento em criptomoedas, em especial em BITCOIN.
Quando alguém vai investir deve analisar todos os riscos envolvidos! Em outro post falarei sobre a leitura que faço sobre o Bitcoin, mas aqui vamos focar nos riscos:
- risco de volatilidade: este ativo tem um comportamento altamente volátil, que pode gerar ganhos mas também perdas expressivas.
- risco de custódia: como é feita a guarda do ativo! Você tem controle sobre isso? Como se protege?
Focando na custódia, vejo um enorme problema! Se a pessoa fica na mão de uma exchange (corretora), ela tem segurança sobre o acesso aos seus recursos? Estamos lidando com um mercado novo e não regulado. Em tese, existe para seus defensores a “alegria” em dizer que isso é ótimo, mas o fato é que se o ESTADO é ruim no trato do meio de troca – a moeda – pois assume uma postura inflacionária sobre as moedas, a falta de regulação deixa muita gente simplesmente ” no escuro “! Se eu tenho ações de empresas tenho segurança que os mecanismos de custódia em funcionamento garantirão o crédito por exemplo de dividendos em minha conta bancária! Eu não preciso me preocupar com isso, não preciso me preocupar se a corretora está bem de saúde financeira!
Além disso, as criptomoedas tem sido utilizadas como uma desculpa para atrair pessoas loucas por grandes rentabilidades para aplicar seus recursos em pirâmides financeiras onde existem promessas de elevadas rentabilidades! E mesmo que eu possa tentar convencer a pessoa que ela está sujeita a um golpe, a imensa maioria tem uma postura absolutamente ingênua e preferem acreditar no canto da sereia!
Se você acredita em Bitcoin ou alguma outra criptomoeda, invista avaliando estes riscos, em especial, busque segurança na custódia dos seus ativos!
notícia completa no link.